Processadores
NOVIDADES
MEMÓRIA CACHE
Os processadores da família Intel core da segunda geração de processadores contem algumas modificações na sua memória cache.
CONTROLADORES DE MEMORIA
O controlador de memória do processador é integrado ao chip principal, isto gerou excelentes resultados por isso a Intel esta mantendo, este controlador de mensagem é usado em memórias di tipo DDR3.
TURBO BOOST 2.0
Os processadores da linha Intel core de segunda geração contam com o sistema TURBO BOOST 2.0 que serve para aumentar ou diminuir a “velocidade” do processador conforme os aplicativos em execução, o que gera uma redução de energia, mas há uma diferença da primeira geração pra essa, nos de segunda geração com microarquitetura Sandy Bridge tem a sua freqüência alterada pelo próprio sistema operacional.
ARQUITETURA
Os processadores com microarquitetura Sandy Bridge são fabricados com nanotecnologia de 32 nm. Já os processadores com arquitetura Nehalem eram fabricados com nanotecnologia de 45 nm. Mais adiante a Intel investiu em chips com nanotecnologia de 32 nm. Os CPUs Intel core de primeira e segunda geração eram iguais nesses aspectos, mas nos novos modelos estão vindo com a northbridge de 32 nm enquanto nas versões anteriores vinha com 45 mn.
CACHE L0
O cache L0 é uma novidade da arquitetura Sandy Bridge, essa memória é capaz de armazenar até 1.536 microinstruções. Com o cache L0 o processador não terá de codificar a mesma instrução mais de uma vez, também com essa tecnologia o CPU consegue desativar a coleta de dados, o que gera uma economia de energia.
CACHE L3
A Intel mudou a forma de como os núcleos vão acessar a memória cache l3, de forma semelhante ao AMD Phenom II, ou seja que todos os núcleos podem acessar os mesmos dados, sem precisar recarregar as mesmas informações de forma independente.
INTEL HD GRAPHICS
Uma das novidades