Primeira escola de Design
Professor: Renato Salles
Curso: Design de Móveis
Aluno(a): Paloma Batista.
Bauhaus De tal maneira a filosofia da Bauhaus impregnou seus membros que sem demora se definiu um estilo em seus produtos despidos de ornamentos, funcionais e econômicos, cujos protótipos saíam de suas oficinas para a execução em série na indústria.A meta da atividade de projeto era e a de criar produtos para a camada mais ampla da sociedade, que fossem acessíveis e tivessem alto grau de funcionalidade,que era mais visada do que a estética.
Memphis – Ettore SottssasEttore criou produtos não só inovadores como também esteticamente atraentes, influenciados pelas culturas do Art Deco e Art Pop da época.O estilo Memphis caracterizava o estilo pós moderno. Em suas obras eram usados materiais baratos como o laminado e o plástico com cores fortes e ousadas, para dar mais ênfase a aparência do que a funcionalidade que era o mais visado pela Bauhaus.
Michael Thonet
Ele participou da história do mobiliário do século XIX por suas perfeitas formas curvas feitas com madeira, matéria-prima padrão de seu trabalho. Ele conseguia o formato curvilíneo por meio de um processo de aquecimento e molde da madeira, tornando-o o maior e melhor produtor de madeiras curvas. Além disso, havia outra particularidade no mobiliário Thonet: as cadeiras eram desmontáveis, alem de ter também como característica marcante de seu mobiliário o “estofamento”. O encosto e o assento são geralmente feitos de palha entrelaçada. Suas “cadeiras de vovó” revolucionaram o sistema de produção e trouxeram um conceito novo do sentar que buscava também a funcionalidade e elegância, com muita inovação na sua composição.
Sérgio Rodrigues
Sérgio Rodrigues (1927) é um arquiteto e designer carioca. Teve o pico de sua carreira na década de 50 e 60. Trabalhou com design de mobiliário de acordo com o modernismo, trazendo a identidade brasileira a seus projetos, tanto no design e materiais tradicionais - madeira, couro