Price e sac
Existem variações de amortização, como o método SACRE, pelo qual a amortização é crescente. Há também o método SAM, de amortização mista, cujas prestações são a média daquelas do SAC e da tabela Price. Há ainda o sistema americano, em que se paga ao final do período e o alemão, onde os juros são pagos antecipadamente.
Sistema Americano de Amortização
O Sistema Americano de Amortização é um tipo de quitação de empréstimo que favorece aqueles que desejam pagar o valor principal através de uma única parcela, porém os juros devem ser pagos periodicamente ou, dependendo do contrato firmado entre as partes, os juros são capitalizados e pagos junto ao valor principal.
Esse sistema de amortização tem a vantagem em relação ao sistema de pagamento único, pois nele não há incidência de juros sobre juros. Os juros sempre incidem sobre o valor original da dívida. Com isso o devedor pode quitar sua dívida quando quiser.
Tem como desvantagem que os pagamentos de juros possam, em tese, ser perpétuo mesmo quando já se pagou o equivalente a dívida em si. Para isso, basta que o número de prestações exceda 100% quando soma em juros simples.
Tabela SAC e Tabela Price
No Brasil, há basicamente duas formas de financiamento: pelo SAC (Sistema de Amortização Constante) e pela Tabela Price. As duas incluem juros prefixados, mas o montante final pode assustar o mutuário se não houver um planejamento prévio.
Ambos os sistemas representam um plano para liquidar a dívida. A diferença é que enquanto pela Tabela Price as prestações pagas pelo mutuário são sempre iguais, no SAC, embora o valor das parcelas mensais seja diferente, a quitação do valor principal do empréstimo é sempre a mesma. O que varia é a quantidade de juros a ser paga. Do ponto de vista econômico-financeiro, os dois tipos de financiamento são equivalentes, afinal, o custo do dinheiro ao longo do tempo é o mesmo, caso a taxa de juros de ambos seja igual. Porém, o professor recomenda o SAC para quem