Amortização,SAC, PRICE e Americano
Amortizar é devolver o capital que se tomou emprestado.
Ao tomarmos um capital emprestado ou ao fazermos um financiamento, poderemos devolver esse capital ou o valor do financiamento em parcelas ou em um pagamento único. Nos dois casos, AMORTIZAR significa devolver o capital que se tomou emprestado.
No Brasil, temos mais de uma forma de realizar essa amortização. Temos, assim, os chamados Sistemas de Amortização.
Amortização pelo sistema americano (SAA) sem pagamento periódico de juro
O SISTEMA AMERICANO DE AMORTIZACAO é, sem duvida, o mais simples dos sistemas de amortização, pois consiste em devolver o capital emprestado em um pagamento único, ao final do prazo contratado. Nesse sistema, é comum conceder-se carência do tomador do empréstimo, prazo durante o qual estará sendo cobrado juro sobre juro.
Essa modalidade de pagamento é utilizada em varias situações, como em papeis de renda fixa com renda paga no final, cabendo destacar as letras de cambio e os certificados de depósitos com renda final.
Assim, se uma pessoa física tomou emprestada a quantia de R$ 6.000,00 a ser devolvida em um pagamento único após cinco meses, e ficou acertado que o juro seria cobrado somente após os cinco meses, determine o valor do montante, sabendo que a taxa de juro composto utilizada na operação foi de 2% ao mês, com capitalização mensal, da seguinte maneira:
M=C ∙ (1+i)n
M=6.000,00 ∙ (1+0,02)5
M=6.624,48
Pela calculadora HP 12: f REG f 2
6000 CHS PV
2 i
5 n
FV
Podemos observar que trata-se de um problema simples de capitalização composta com pagamento único.
Amortização pelo sistema americano (SAA) com pagamento periódico de juro
O mais comum, a pratica, é a cobrança de juro durante o período de carência. Por exemplo, quando se penhora uma joia na Caixa Econômica Federal ou quando se paga o juro da divida externa brasileira.
Esse é o caso de um empréstimo de R$ 20.000,00 feito pelo sistema americano no qual ficou acertado que, durante o