Priaprismo
Uma emergência urológica
DOCENTE: ENFA.ANA PAULA TAUIL RIBEIRO
Definições:
Priapismo é definido como uma ereção persistente do pênis. É uma ereção involuntária, prolongada em relação à estimulação sexual e persistente mesmo após a ejaculação. Tal como acontece com muitas emergências médicas, o tempo é importante. Esta condição é uma emergência urológica verdadeira e intervenção precoce permite a melhor chance de recuperação funcional.
É uma ereção persistente (mais de 4 horas), freqüentemente dolorosa, desencadeada ou não pela atividade sexual. O nome priapismo vem da mitologia grega na qual Príapo, filho de Afrodite, era conhecido pelo seu falo longo e ereto. É uma emergência urológica!
A sua ocorrência é baixa: 1,5 casos por 100000 habitantes por ano. Em homens acima dos 40 anos, a incidência aumenta para 2,9 por 100000 habitantes por ano.
Fisiopatologia
O pênis é composto por três órgãos corporais: dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso. A ereção é o resultado do relaxamento da musculatura lisa e aumento do fluxo arterial para o corpo cavernoso, causando inchaço e rigidez. Inchaço do corpo cavernoso comprime a vias de saída venosa prendendo o sangue no corpo cavernoso.
O principal neurotransmissor que controla a ereção é o óxido nítrico, que é secretado pelo endotélio do corpo cavernoso. Estes eventos ocorrem em ambas as ereções normais e patológicas. A fisiopatologia do priapismo envolve falha de detumescência e é o resultado do alto fluxo arterial ou, pela falta de escoamento venoso (de baixo fluxo). Priapismo envolve ingurgitamento dos corpos cavernosos.
COMO SE DESENVOLVE
O priapismo pode ocorrer em qualquer idade. Na adolescência está muitas vezes associado à doenças do sangue, como a leucemia e anemia falciforme. Nas demais idades, geralmente é idiopática . Nos idosos pode estar associada a neoplasias. Vários fatores estão relacionados como possíveis causadores de