O IMPÉRIO NO BRASIL
A proclamação de independência do Brasil deixou proprietários rurais, jornalistas, advogados, intelectuais, religiosos e grande parte da população de Pernambuco insatisfeitos com o governo de D. Pedro I.
A confederação do Equador
O que aconteceu? Os pernambucanos se organizaram e propuseram a sua população a diminuição do repasse dos impostos para o governo central.
O primeiro reinado em crise Nesse período vários conflitos aconteceram entre o imperador e os políticos brasileiros. Qual foi um dos motivos desses conflitos? A imposição da constituição de 1824 que gerou descontentamento em boa parte da população, que contribuíram para que o governo de D. Pedro I entrasse em crise. Outro motivo estava ligado à questão econômica.
Guerra da Cisplatina
O que aconteceu entre os anos de 1825 e 1827? O imperador do Brasil se envolveu em uma disputa internacional que ficou conhecida como Guerra da Cisplatina.
D. Pedro I deixou o Brasil Devido as crises políticas, econômicas e territoriais, a confiança da população em D. Pedro I foi diminuindo gradativamente. Assim, em 7 de abril de 1831, D. Pedro I abdicou o trono brasileiro em nome de seu filho, Pedro de Alcântara, e voltou para Portugal.
►IMIGRANTES NO BRASIL
Qual era o objetivo da Sociedade Promotora da Imigração criada pelos cafeicultores?
Era reunir trabalhadores europeus dispostos a imigrar para o Brasil, para tanto, a sociedade mantinha agentes na Europa com a função de recrutá-los. Muitos europeus eram convencidos por esses agentes que exageravam ao descrever as oportunidades oferecidas pelo país, de que ótimas possibilidades de trabalho estariam garantidas no Brasil. Para facilitar a imigração desse europeus, que eram contratados no sistema de colonato, ou seja, tipo de contrato em que o trabalhador recebia um salário anual, além de uma parte da produção agrícola.
Qual era o principal objetivo da instalação de