Preço e valor
Marketing II – Prof. Célio de Almeida
Gustavo da Costa Braga
Preço é uma variável muito importante dentro do mix de marketing, que tem um impacto direto na rentabilidade das empresas. Mas essa talvez seja a variável mais difícil de administrar dentro do mix, por isso ela acaba ficando em segundo plano. Os administradores se concentram naquelas variáveis que se sentem mais confortáveis para trabalhar e acabam deixando de lado o preço.
Na prática, existem três grandes caminhos para se definir preço. A primeira grande forma de se definir preço, que é a mais tradicional, a mais antiga e uma muito utilizada é a precificação baseada nos custos, ou seja, a empresa define quais são seus custos com aquele produto e coloca uma margem em cima.
O segundo tipo de definição de preço é a definição orientada pelos concorrentes. As empresas fazem uma pesquisa de quanto seus concorrentes estão cobrando e com base nisso definem seu preço levando em conto, caso haja, algum diferencial do produto, ou um desconto no preço caso haja uma deficiência.
E por fim, a definição baseada na percepção de valor pelos clientes. Essa é a maneira de referenciar e guiar a definição de preço, mas nem sempre ela é a mais utilizada porque é a mais difícil de identificar.
Para avaliar o valor de determinado produto o serviço, a empresa pode tomar algumas iniciativas. Por exemplo, um brainstorm com especialistas da empresa, a fim de coletar as diversas visões dentro da empresa sobre qual é a percepção de valor do consumidor.
Falar diretamente com o consumidor através de técnicas qualitativas, como por exemplo o Focus Group, um grupo que discute o valor que algo tem. Também é importante comparar com categorias que já existem para que se possa definir qual é realmente o valor daquele produto.
Pode-se apelar para análises estatísticas, também chamadas de análises conjuntas, em que se tenta ranquear o valor de determinados produtos, comparando com outras categorias, e através de