Moeda valor e preço
2.1 Valor
-A Economia, praticamente teve origem com as especulações em torno da natureza e significado desse fenômeno chamado valor, a tal ponto de ela ter sido chamado por alguns de “a ciência dos valores”.
- Se os bens, em sua maioria, são úteis e escassos, atribui-se a eles um valor, decorrente da ameaça de extinção ou destruição deste recurso. Os recursos têm um valor por representarem um papel no mundo, que não será preenchido com seu desaparecimento.
- A primeira idéia de valor abrange duas dimensões: uma desvinculada ao social, manifestada nele e por meio dele. A primeira é o valor de uso e a segunda o valor de troca. O valor de uso é um pressuposto ou uma condição para que surja o valor de troca.
- Valor de Uso: enfoca a perspectiva do indivíduo ou de um pequeno grupo, exemplificando uma família. O bem teria sua importância de sua utilidade e serviço para o indivíduo ou grupo.
- Valor de Estimação: o possuidor evoca um apreso pelo bem.
- Valor de Troca: dimensão social do valor, mesmo sem estar vinculado a utilização para o indivíduo, adquirindo uma projeção impessoal, desvinculando - se das referências pessoais.
- A organização da produção era fundamentada auto-consumo, assim, a mesma unidade produzia e consumia os bens que necessitava.
- O valor de troca surgiu com a idéia de divisão do trabalho.
- O surgimento do mercado, se deu de forma lenta e gradual, demandou critérios de avaliação e um desenvolvimento das relações para o intercâmbio. O mercado pressupõe um fluxo habitual e regular de trocas para daí surgir o valor de troca.
-Uma coisa toma importância a partir de sua escassez, até o momento em que aquele bem for de difícil acesso, vai demandar um valor maior e quando for mais abundante demandará um valor menor, sendo assim denominado valor de utilidade ou escassez.
- É o valor de troca que constitui o valor econômico.
- O Direito Civil vê os bens