Previsão da demanda
RESUMO
A previsão da demanda é a base para o planejamento das organizações , pois auxiliam na determinação dos recursos necessários para a empresa e possibilitam que antecipem os cenários futuros de mercado.
Devido o crescimento e competitividade do mercado as empresas tiveram a necessidade de conhecer melhor seus produto/clientes e realizar previsões futuras. Essas previsões tem como função fornecer dados sobre a demanda futura dos produtos, que deverão ser disponibilizadas no mercado, com objetivo de satisfazer as necessidades dos clientes, e assim permitindo que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, momento e qualidade adequada.
Para definir previsão de demanda se faz necessário entender o conceito de demanda, que nada mais é do que o ato de procurar determinado bem ou serviço.
Para Kotler e Armstrong (2009), demandas são desejos por produtos específicos,respaldados pela habilidade e pela disposição de comprá-los. No entanto, afirmam ainda que os desejos tornam-se demandas apenas quando apoiados pelo poder de compra.
De acordo com Gaither e Frazier (2002-2004), prever, ou estimar a demanda futura de produtos e serviços e os recursos necessários para produzi-los é o primeiro passo da etapa do planejamento. E o ponto de partida para a elaboração das demais previsões da empresa está na estimativa das vendas futuras.
Com isso planejar é o primeiro passo para qualquer organização, independentemente do tamanho, ou ramo que atua, sendo assim a previsão da demanda é a ferramenta para elaboração desse planejamento. No entanto para realizar boas previsões de demanda se faz necessário conhecer bem os produtos e mercado, afinal, quanto mais informações disponíveis, melhores serão os resultados de previsão.
Sendo compreendidas as definições de previsão de demanda é necessário identificar quais as técnicas de PD existentes, bem como a necessidade de aplicações das mesmas e suas diferenças. Valendo ressaltar