A metodologia aplicada ao projeto de pesquisa
TIPO DE PESQUISA E PROCEDIMENTO COLETA DE DADOS:
A PESQUISA DOCUMENTAL
Este trabalho tem por objetivo discutir questões metodológicas referentes à pesquisa documental em Psicologia.
O que nos interessa é: * Compreender o que é e como se dá a utilização deste procedimento metodológico e, * Avaliar os prós e contras deste delineamento de pesquisa.
De acordo com Sá-Silva, Almeida e Gindani (2009), ao utilizarmos a pesquisa documental ampliamos a contextualização histórica e sociocultural, favorecendo também o processo de evolução sobre o fenômeno estudado. Não podemos esquecer que documentos são produções humanas que corroboram suas ações, o seu pensar e o seu viver. O posicionamento em relação aos objetivos a serem alcançados e as condições de disponibilidade do pesquisador é o que leva a escolha do tipo de pesquisa.
A pesquisa documental se encaixa muito bem dentro de um método qualitativo, pois busca compreender, através de documentos, uma realidade que se apresenta. Mas, também é empregada em pesquisas positivistas ou naquelas que possuem um caráter mais compreensivo. (SILVA ET AL, 2009).
Neste trabalho, o que é de fundamental importância é abordagem qualitativa, onde ocorre uma valorização das informações colhidas a partir de um contemplar cuidadoso e crítico das fontes documentais. Compreendendo que algo (informações contidas no documento) pode parecer desprezível para um pesquisador e importantíssimo para o outro. (SILVA ET AL , 2009).
Porém, existem controvérsias no que se referem ao uso da pesquisa documental, pois, afirma-se que não é uma categoria muito bem distinta e reconhecida. A dificuldade aparece por que não se determina como serão utilizados esses documentos.
Compartilhando do pensamento de Silva et al (2009), a pesquisa documental permite, de forma indireta e não imediata, o conhecimento de uma produção humana. Permitindo assim a compreensão de um fato social, tornando