Coreia do sul freedom house
Coreia do Sul começou sua transição democrática em 1987, quando Chun Doo-hwan aderiram a protestos generalizados, permitindo que o seu sucessor a ser escolhido em eleição direta presidencial. Na votação, o aliado Chun e companheiro geral Roh Tae-woo derrotou Kim Young-sam e Kim Dae-jung.
Depois de entrar para o partido no poder em 1990, Kim Young-sam derrotou Kim Dae-jung na eleição presidencial de 1992, tornando-se o primeiro presidente civil da Coréia do Sul desde 1961. Ele demitiu linha-dura oficiais militares, circunscrita serviços de segurança nacionais, e processado com sucesso ex-presidentes Chun e Roh por corrupção e traição. No entanto, a incapacidade do governo para superar a crise regional financeira levou os sul-coreanos para eleger Kim Dae-jung, como presidente, em 1997.
Esforços de Kim Dae-Jung, para chegar à um acordo com a Coreia do Norte culminou em uma reunião de cúpula inter-coreana histórico em 2000 com líder norte-coreano Kim Jong-il. Roh Moo-hyun, um advogado de direitos humanos e ex-ministro que venceu a eleição presidencial de 2002 no bilhete do partido liberal, tomou posse em fevereiro de 2003 diante de uma desaceleração econômica,