Arábia Saudita
As relações entre Arábia Saudita e Iraque são as relações entre o Reino da Arábia Saudita e a República do Iraque. Estas relações foram marcadas, durante anos, por divergências e tensões entre os dois países.
O Iraque foi fortemente apoiado pela Arábia Saudita durante a Guerra Irã-Iraque na década de 1980, cujas elites não viam com bons olhos a expansão do fundamentalismo islâmico, representado pelo Irã, aos países árabes. Foram destinados cerca de US$ 20 bilhões aos iraquianos durante os anos de conflito.
1. ARABIA SAUDITA
A Arábia Saudita (em árabe: السعودية, transl.: as-Su’ūdiyya), oficialmente Reino da Arábia Saudita (em árabe: المملكة العربية السعودية, transl.: al-Mamlaka al-ʻArabiyya as-Suʻūdiyya), é um país do Oriente Médio. Faz fronteira com a Jordânia e com o Iraque no norte e nordeste, com o Kuwait, Catar,e Emirados Árabes Unidos no leste, com Omã no sudeste e com o Iêmen no sul. O Golfo Pérsico fica a nordeste e o Mar Vermelho a oeste do país. Tem uma população estimada em 28 milhões de habitantes e seu tamanho é de cerca de 2 149 690 quilômetros quadrados.
O Reino é às vezes chamado de "A Terra das Duas Mesquitas Sagradas", em referência a Meca e Medina, os dois lugares mais sagrados do Islã. As duas mesquitas são Al Masjid Al-Haram e Al Masjid Al-Nabawi. O Reino atual foi fundado por Abdul-Aziz bin Saud, cujo empenho começou em 1902 quando ele capturou o ancestral de Al-Saud de Riade e culminou em 1932 com a proclamação e o reconhecimento do Reino da Arábia Saudita, apesar de suas origens nacionais remontarem a 1744 com a criação do Primeiro Estado Saudita.
A Arábia Saudita é o maior exportador de petróleo do mundo, sendo a principal potência econômica de todo o Mundo Árabe. O petróleo representa mais de 90 por cento das exportações e quase 75 por cento das receitas do governo, facilitando a criação de um estado de bem-estar social, que o governo tem encontrado dificuldades para financiar durante os