Arábia Saudita
Conhecer o idioma, as normas das negociações comerciais, manter uma boa relação com o parceiro, entender e respeitar a cultura e tudo que envolve as negociações em determinado país ou região é de fundamental importância no mercado internacional. O processo de uma negociação pode acabar sendo prejudicado simplesmente por pequenas “gafes” cometidas, atrapalhando assim meses de trabalho. Estudos mostram que mais de 50% dos negócios internacionais acabam não sendo concretizados pela falta de conhecimento existente nas diversas culturas.
Este trabalho explora as negociações comerciais e o perfil do consumidor da Arábia Saudita por meio da apresentação de suas características culturais, econômicas, políticas e geográficas.
1 ARÁBIA SAUDITA
A Arábia Saudita, país localizado no Sudoeste da Ásia, é formado em grande parte por desertos, apresentando calor intenso e grande aridez, possui uma monarquia independente e é considerado o maior país do Oriente Médio, com uma população estimada de 26,4 milhões de habitantes e tendo como língua oficial o árabe.
Sua Constituição é a “Sharia” Islâmica formada pelo Alcorão e a Sunna escrita pelo profeta Maomé depois de sua imigração para Medina. O islamismo é a religião predominante da Arábia Saudita, uma vez que para 97% da população a religião representa seu próprio modo de vida.
A Arábia apresenta um território de 2.155.000 Km², tendo como principais cidades Jeddah, Meca, Al Medina, Taif e Riade (capital do país). Sua moeda local é o Riyal – SAR, que apresenta-se desde 1986, em relação ao dólar, US$ 1,00 são SAR3,75.
1.1 Educação
A educação nem sempre foi acessível a todas as pessoas. Quando o reino foi fundado, em 1932, a educação era limitada a instrução individualizada nas escolas religiosas em mesquitas nas áreas urbanas, onde ensinavam leis islâmicas e habilidades básicas de leitura. No final do século XX, a Arábia Saudita possuía um sistema educacional que cobria todo o país, provendo