PREVISAO DE DEMANDA
06/03/2008
O ambiente empresarial encontra-se extremamente concorrência e, o estabelecimento de vantagem competitiva é uma realidade para as empresas permanecerem no mercado. A necessidade de se antecipar às necessidades dos clientes é uma premissa valiosa. Filosoficamente o Marketing tem a missão de descobrir e atender as necessidades dos clientes. E, atender as necessidades dos clientes pressupõe a entrega dos produtos e serviços na hora, local, condição e preço acertado – isto, como de conhecimento prévio, caracteriza-se como a missão da Logística; desta forma, Marketing e Logística têm uma forte interface que deve ser entendida e estudada para garantir o cumprimento da satisfação do cliente.
Assim, o pressuposto básico para o atendimento da necessidade do cliente, seja ele interno ou externo, é saber o que este cliente quer, em que quantidade, o que com certeza não é uma tarefa fácil, cujo nome conhecido é, Previsão. Previsão vem do latim previus, privisionis que significa antever, ver antes, antecipar a visão sobre algo. Assim, previsão da demanda (quantidade de um bem ou serviço que as pessoas estariam dispostas a adquirir sob determinadas condições) é um processo pelo qual se procura antever o que irá ocorrer no futuro para antecipar as providências necessárias para atender àqueles objetivos. Faz parte, portanto, do planejamento da organização e, quanto melhor for a capacidade de antevisão das demandas futuras, melhor será o desempenho da empresa.
Planejar é sempre uma atividade voltada para o futuro, e o futuro só se pode prever. O processo de previsão, para ter validade como instrumento de planejamento, deve ser realizado de modo consistente, daí a importância de fazê-lo segundo um modelo de previsão. Qualquer modelo de previsão sempre irá contemplar alguns componentes de modo inter-relacionados: informações, hipóteses sobre o futuro, método de previsão, interpretação, uso e avaliação.