Previdência Social / Saúde no Canadá e EUA
O primeiro regime de previdência no mundo surgiu na Alemanha, com o Chanceler Otto Von Bismarck, que instituiu um seguro obrigatório para proteger os trabalhadores nos casos de agravo à saúde, acidentes de trabalho, invalidez e envelhecimento, custeado por contribuições dos empregados, empregadores e Estado. Todos os trabalhadores deveriam se filiar às sociedades seguradoras ou às entidades de socorro mútuo. A partir de então, o sistema previdenciário se tornou obrigatório em todas as fábricas e a experiência alemã se estendeu para todos os países.
Participação dos Recursos Garantidores das Reservas Técnicas dos fundos de pensão no PIB:
País
Em bilhões de US$
% do PIB
EUA
8382
58
CANADÁ
657
51
De um modo geral, a previdência social pode ser estruturada através do sistema de capitalização ou através do sistema de repartição. No sistema de capitalização, as contribuições dos trabalhadores na ativa criam um fundo de participação que servirá de base para o seu benefício a receber no futuro. Já no sistema de repartição, os trabalhadores na ativa financiam os aposentados do mesmo período. E esta segunda forma é a utilizada no Canadá.
O sistema de repartição tem como consequência a redistribuição da renda, pois para que o pagamento de benefícios aos que não contribuíram compulsoriamente seja realizado é necessário que outros segmentos da população participem de alguma forma do sistema. Tem-se assim uma política de redistribuição de renda, que almeja reduzir a pobreza, ou pelo menos, garantir condições mínimas de sobrevivência.
O Canadá conta com uma extensão territorial considerável dividida em treze províncias. As províncias de Ontaro e Quebec são responsáveis por abrigar quase dois terços da população nacional.
A incerteza com relação à sustentabilidade do Plano de Aposentadorias Canadense, instituído em 1966, continuou existindo e acabou alcançando uma relevância significativa ao longo da década de 1990. Em