Aquecimento Global e Efeito Estufa
CAUSAS - Uma das principais causas do aquecimento global são as emissões de gases a atmosfera e os desmatamentos e queimadas que eventualmente diminuem o consumo de CO2 (dióxido de carbono) pelas vegetações, o que contribui para a aglomeração de dióxido de carbono, metano e óxido de azoto na atmosfera, o que relativamente gera a destruição da camada de ozônio e assim os raios ultravioletas acabam atingindo o nosso planeta com mais intensidade.
Exemplos: Indústrias que emitem os gases citados no slide anterior.
Carros que são movidos com combustíveis fósseis como gasolina e diesel, pois os gases que são gerados com a queima de tais combustíveis são prejudiciais a camada de ozônio.
Geradoras de energia que emitem gases a atmosfera.
CONSEQUÊNCIAS – Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura do mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível dos oceanos, pode ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas; Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies de animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas; Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas têm sofrido com ondas de calor.
SOLUÇÕES- Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis, exemplos: biodíesel e etanol. Os automóveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada. O uso obrigatório de catalisador em escapamentos de automóveis, motos e caminhões. Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.
EFEITO ESTUFA - O aumento da quantidade de CO2 que se acumula na atmosfera, bloqueia a saída de radiação quente para o espaço e o manda de volta para o planeta, este é o chamado efeito estufa.