Voleibol
O Voleibol é um desporto coletivo em que participam duas equipas. O objetivo deste jogo é enviar a bola por cima da rede, de forma a tocar no campo adversário e simultaneamente impedir que a bola toque no chão do seu próprio campo.
Cada equipa é constituída no máximo por 12 jogadores, seis do quão ocupam o terreno do jogo.
O jogo realiza-se num campo de 18 por 9 metros, limitado por duas linhas de fundo e dividido ao meio por uma rede. O campo de cada equipa está dividido na zona de ataque e de defesa.
A bola é posta em jogo com o serviço: o serviço é executado depois da autorização dada pelo primeiro árbitro, até 8 segundos após a autorização. Caso o jogador sirva antes do apito do árbitro, o serviço é repetido. A bola pode ser batida com a mão ou qualquer outra parte do braço após ter sido lançada ao ar ou largada das mãos.
A jogada desenvolve-se até que a bola toque no chão, seja enviada para fora ou uma das equipas não a consiga devolver corretamente. Em cada jogada é ganho um ponto. Quando a equipa que recebe ganha a jogada, ganha um ponto e o direito de servir e os seus jogadores efetuam uma rotação, deslocando-se uma posição no sentido dos ponteiros do relógio.
Um set é ganho pela equipa que faz primeiro 25 pontos, com uma diferença mínima de 2 ponto, ou seja, em caso de igualdade a 24-24, o jogo continua até haver uma diferença de 2 pontos. Um jogo é ganho pela equipa que vença três sets, e em caso de igualdade de sets 2-2, o quinto set é jogado até aos 15 pontos, também com uma diferença mínima de dois pontos. Cada equipa dispõe de três toques para passar a bola para o campo adversário, e estes podem ser efetuados com qualquer parte do corpo. No entanto, um jogador não pode dar dois toques consecutivos na bola. É considerado falta quando: - uma equipa toca a bola quatro vezes antes de a reenviar;
- um jogador, dentro da área de jogo, apoia-se num colega ou numa estrutura para tocar na bola.
- a bola é agarrada ou lançada,