Solo Grampeado
1 DEFINIÇÃO
Solo grampeado é uma técnica de melhoria de solos, que permite a contenção de taludes por meio da execução de chumbadores, concreto projetado e drenagem. Os chumbadores promovem a estabilização geral do maciço, o concreto projetado dá estabilidade local junto ao paramento e a drenagem age em ambos os casos. (Figura 1).
Figura 1 – Estabilidade geral do maciço
Esta técnica se aplica a: Cortes para implantação de subsolos ou cortes com geometria instável (figura 2)
Figura 2 – Subsolo de edifícios
• Taludes existentes sem estabilidade satisfatória (Figura 3).
SOLO GRAMPEADO
• Talude Rompidos (Figura 4)
Figura 4 - Taludes rompidos
2 Norma
Não existe norma específica da ABNT.
3 MÉTODO CONSTRUTIVO
O solo grampeado tem início coma execução de chumbadores verticais, como medida de melhoria do solo, e o corte descendente do solo na geometria do projeto (Figuras 5 e 6), excetuando-se os casos de taludes pré-existentes. Segue se com a execução da primeira linha de chumbadores e aplicação do revestimento de concreto projetado. Caso o talude já esteja cortado pode-se trabalhar de forma descendente ou ascendente, conforme a conveniência. Simultaneamente ao avanço dos trabalhos, são executados os drenos profundos e os de paramento, assim como canaletas ou descidas d’água, conforme especificado no projeto.
Figura 5 - Escavação manual com bermas entre as partes escavadas
Figura 6 - Fases construtivas em corte. Exemplo de escavação mecanizada
4 CHUMBADOR
4.1 DEFINIÇÃO
Chumbadores, conforme mostra a Figura 7, são peças moldadas no local por meio de operações de perfuração feitas com equipamento sobre carreta ou de porte manual, e instalação e fixação de armação metálica, com injeção de calda de cimento sob pressão.
Eles também podem ser feitos pela cravação de barras, cantoneiras ou tubos de aço, com a utilização de martelos pneumáticos ou