Solo Grampeado
Página 1 de 5
Solo grampeado
Solo grampeado aplicado à contenção em edificios - três subsolos
O uso da técnica do solo grampeado não é mais novidade. O que poucos sabem é que algumas incorporadoras já estão utilizando esta técnica para contenção de taludes em subsolos de prédios e casas. O solo grampeado, além das aplicações usuais em estradas, túneis e remediação de deslizamentos,pode ser utilizado em obras industriais ou subsolos de edifícios.
A técnica do solo grampeado foi usada pela primeira vez na França,em 1961, na retenção de paredes permanentes em rocha mole.Na ocasião, os chumbadores eram de uma barra maciça de aço sem a aplicação do concreto projetado.
Um processo mais moderno foi aplicado em Versailles em 1972, na face de um talude de aproximadamente 18 m de altura, pela técnica de projeção de concreto. Em 1986 o Ministério de Transporte do governo francês investiu US$ 4 milhões em um projeto chamado Clouterre. O objetivo principal foi de desenvolver recomendações e normalizações para o solo grampeado, com especial ênfase na segurança e durabilidade.
A partir de então essa técnica não parou de se desenvolver.Além da evolução técnica nos processos executivos e nos materiais utilizados, tem-se a evolução de projeto com critérios de dimensionamentos e utilização de ensaios de laboratório e de campo que conferem mais economia com segurança.
http://www.revistatechne.com.br/Edicoes/116/imprime35397.asp
13/6/2007
Revista Téchne
Página 2 de 5
A técnica
De forma resumida o processo divide-se em quatro fases:
Reforço das edificações periféricas (vizinhos).
Escavação parcial.
Instalação dos chumbadores - perfuração, introdução do chumbador e injeção dos furos.
Aplicação do concreto projetado - incluindo a instalação de drenos.
A segunda onda
No início dos anos 1990 os europeus começaram a aplicar o solo grampeado em contenção de taludes em áreas prediais, devido à alta densidade de construções em centros urbanos. Hoje esta técnica está