FOLHETO DE SENSORES
Indutivos
Capacitivos
Fotoelétricos
Fibras Ópticas
Ultrasônicos
Magnéticos
Outros Produtos
Sensores
1
Introdução
Sensores Indutivos
Os sensores de proximidade indutivo são equipamentos eletrônicos capazes de detectar a aproximação de peças metálicas como componentes móveis em máquinas, acionadores, posicionadores, etc, em substituição às tradicionais chaves fim
ACIONADOR METÁLICO de curso.
CAMPO ELETROMAGNÉTICO
A detecção ocorre sem que haja o contato físico
FACE SENSORA entre um acionador metálico e o sensor,
BOBINA
aumentando a vida útil do sensor por não possuir peças móveis sujeitas a desgastes mecânicos.
Eles são usados em aplicações que requerem confiabilidade, precisão na detecção do objeto, grande número de comutações e alta velocidade de operação.
O funcionamento se baseia na geração de um campo eletromagnético de alta frequência, desenvolvido por uma bobina ressonante instalada na face sensora. Quando o objeto metálico se aproxima há uma variação do sinal que é comparada com um sinal padrão atuando o estágio da saída.
φ6,5 φ8 E=E
Distância
CE
Entrada
Namur
7 a 12
Vcc
Sensores Capacitivos
Já os sensores capacitivos podem detectar a presença ou a aproximação de materiais orgânicos, plásticos, pós, líquidos,madeiras, papéis, metais, etc.
O funcionamento baseia-se em um campo elétrico desenvolvido por um oscilador controlado por capacitor.
O capacitor é formado por
A+
duas placas metálicas,
A
+
A+
carregadas com cargas elétricas opostas,
BBBmontadas na face sensora, de forma a projetar o campo elétrico para fora do sensor, formando assim um capacitor com dielétrico ar.
Quando aproximamos um material, o dielétrico se altera, alterando sua capacitância e provocando uma mudança no circuito oscilador. Esta variação é convertida em um sinal contínuo, que comparado com um valor padrão, passa a atuar o estágio de saída.
Com os sensores capacitivos podemos detectar alguns materiais dentro de outros, como por exemplo líquidos dentro de garrafas,