PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE SEXUAL NA ADOLESCÊNCIA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS
CURSO DE ENFERMAGEM
JOANA D’ARC SANTANA CARDOSO AROCA GALVES
PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE SEXUAL NA ADOLESCÊNCIA
RONDONÓPOLIS
2010
JOANA D’ARC SANTANA CARDOSO AROCA GALVES
PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DE SAÚDE SEXUAL NA ADOLESCÊNCIA
Projeto desenvolvido como método avaliativo da disciplina Fundamentos da Educação, do segundo semestre do curso de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, no campus de Rondonópolis – MT, sendo orientado pela Prof.ª Dr.ª Fabiana Rodrigues Cruvinel.
.RONDONÓPOLIS-MT
2010
1 IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA
Será realizada a educação de adolescentes entre 12 e 18 anos, na escola-------------, com o tema: prevenção e promoção de saúde sexual na adolescência.
2 JUSTIFICATIVA A escolha do tema prevenção e promoção de saúde sexual na adolescência,se deu graças a nossa percepção, através de pesquisas, sobre a grande incidência de DSTs e gestações não planejadas nessa faixa etária. Essa fase é marcada por muitas duvidas e questionamentos sobre a própria sexualidade, os hormônios estão “a flor da pele” e, muitas vezes, o adolescente não tem abertura em casa para fazer certas perguntas que os afligem. É de vital importância que todas as suas dúvidas sejam sanadas, para que, no futuro, não cometam tantos erros, os quais as estatísticas nos mostram.
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Nossa proposta irá basear-se em Jean Piaget. Segundo ele, na idade dos indivíduos os quais escolhemos trabalhar, estão na fase de operações formais. E por isso, é muito importante que os mesmos sejam incitados ao conhecimento. Para nosso autor, a educação deve ocorrer co a anulação do mestre. Ou seja, é preciso educar e seu educado ao mesmo tempo. Como educadores, devemos estimular a pesquisa e o esforço de nossos educando, segundo Piaget. Dessa forma, fazendo com que cada indivíduo tenha