Trabalho de conclusão de curso
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) adolescência compreende a faixa etária entre 10 a 19 anos. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), (Lei no 8.069 de 13/07/90), é considerado adolescente o individuo entre 12 a 18 anos de idade (MINAS GERAIS 2007).
De acordo com Knobel (1981), a adolescência é uma fase marcada por mudanças intensas na esfera física (biológica), psicológica e sócio-cultural. O adolescente vivencia essas mudanças, enfrenta processos conflituosos e por isso, apresenta uma vulnerabilidade especial para assimilar as projeções de toda a sociedade. Prova disso é o alto índice de morbimortalidade de adolescentes por causas externas, como acidentes de trânsito.
A adolescência é uma etapa decisiva do desenvolvimento do indivíduo, pois marca não só a obtenção da imagem corporal definitiva como também a estruturação final da personalidade. Por isso, não podemos compreender a adolescência estudando separadamente os aspectos biológicos, psicológicos, sociais ou culturais. Eles são o conjunto de suas características que conferem unidade ao fenômeno da adolescência (OLIVEIRA; CARVALHO; SILVA, 2008).
Sierra e Mesquita (2006) destacam como fatores de vulnerabilidade às crianças e os adolescentes os riscos inerentes à dinâmica familiar, riscos relacionados ao lugar de moradia, formas de repressão policial, riscos à saúde, riscos ao trabalho infantil, risco da exploração da prostituição infantil e os riscos inerentes à criança e adolescente, como a sua personalidade e comportamentos os tornam mais vulneráveis à gravidez não planejada na adolescência, uso de drogas e envolvimento com o crime.
A gravidez não planejada nesta época da vida leva a bruscas consequências na vida do adolescente. Normalmente ocorre a saída escolar, por achar que “agora não é necessário estudar’’, sentimento de vergonha devido à gravidez, e ainda, piores qualificações no trabalho e consequentemente piores empregos levando à perpetuação da