prevenção infancia
(código = 11050)
12 a 19 de maio
Nome: Liliana Augusta Ribeiro Braga
Turma: 2
Número de estudante: 1003733
Considere atentamente o capítulo 4 de Azevedo e Maia (2006).
Proponha uma ação com vista à prevenção dos maus tratos, de acordo com o esquema abaixo indicado:
Problemática a prevenir? (Qual o tipo de mau-trato que pretende prevenir?) (1 linha).
Os maus tratos que pretendo prevenir é o Bullying.
Nível de prevenção (primária, secundária ou terciária) (1 linha)?
Este tipo de maus tratos tem uma intervenção secundária, porque é importante intervir sobre os sujeitos a tempo, de modo a prevenir os maus tratos.
Contexto de prevenção? (microssistema, mesossistema, exossistema ou macrossistema – ou vários? Quais? Escolha e particularize o contexto. Justifique a escolha desse contexto de prevenção, para a problemática escolhida) (Máx. 200 palavras)
A violência é um grave problema de saúde pública, e de acordo com vários estudos, essa violência tem vindo a crescer e a sua prática pode ter consequência negativa a curto, medio e longo prazo para todas as crianças e adolescentes direta e indiretamente envolvida. Hoje em dia é consensual que essa violência pode ser evitada. As respostas a esta problemática (Bullying) também tem mudado, evoluindo e trabalhando para contornar estas situações problemáticas, nomeadamente através de trabalhos individuais e comunitários em pequena escala, politicas e iniciativas legislativas.
Estes comportamentos violentos resultam da interação entre o desenvolvimento individual e os contextos sociais, como a família, a escola e a comunidade. Infelizmente estas instituições deixaram de ser seguras e passaram a ser um espaço onde se reproduzem cenas de violência, sofrimento e medo.
As instituições de saúde e educação, assim como seus profissionais, devem reconhecer a extensão e o impacto gerado pela prática de bullying entre estudantes e desenvolver medidas para