Avaliação por eletromiografia de superfície e fotogoniometria da intervenção na postura de soldadores de painéis através de ergodesign e orientação postural.
2963 palavras
12 páginas
CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA DO TRABALHOAssociação Brasileira de Fisioterapia do Trabalho
ABRAFIT 2009 - São Paulo, SP, Brasil
Avaliação por eletromiografia de superfície e fotogoniometria da intervenção na postura de soldadores de painéis através de ergodesign e orientação postural.
Resumo
Baseado na grande demanda sintomatológica dos soldadores nas indístrias navais, este trabalho objetivou avaliar eletromiograficamente e fotogoniometricamente a eficácia da utilização de um Carrinho de Apoio (CAp) e orientação postural de uso, para melhoria da postura dos soldadores de painéis. A análise fotogoniométrica mostrou discrepante redução da sobrecarga articular, alterando: a flexão de quadril de 123° para 96°, flexão de joelho de
150° para 67°, flexão lombar de 23° para 0°. Na análise eletromiográfica, percebeu-se que a atividade elétrica muscular paravertebral foi menor 14,2% a diretia e 1,4% a esquerda com a utilização do CAp, além de aumentar o conforto e a velocidade da execução da tarefa em
18%, concluindo portanto, que a utilização do Cap se mostrou eficaz para a diminuição da sobrecarga postural dos soldadores de painéis.
Palavras - chave: Soldador, Eletromiografia, Fotogoniometria.
1. Introdução
Atualmente, a indústria naval é responsável por uma grande fatia das importações e exportações de produtos, como é o caso do petróleo, se caracterizando por ser de fundamental importância para a economia mundial.
Para manutenção da produtividade e qualidade destas empresas, além dos planejamentos estratégicos e gestões específicas, é necessário um bom corpo produtivo operacional que dentre as diversas funções exercidas predominam as de soldador e esmerilhador.
É sabido, que estas funções, por serem exercidas nos mais diversos ambientes e condições adversas de trabalho, somados aos freqüentes curtos prazos de entrega, se tornam de difícil padronização metodológica e atenção aos detalhes da saúde ocupacional, e consequentemente,
a