Olho vivo
Prevenção de Acidentes na Infância
1
Os acidentes ou lesões não-intencionais são as principais causas de morte de crianças de até 14 anos no Brasil. A boa notícia é que estudos mostram que pelo menos 90% dessas lesões poderiam ser evitadas com atitudes simples. DICAS DE PREVENÇÃO
Conheça a seguir as principais causas de acidentes com crianças e as melhores formas de como evitá-los.
Mantenha sempre os números dos telefones de emergência (SAMU: 192 e Corpo de Bombeiros: 193) próximos aos aparelhos de telefone de sua casa. Peça para os avós, parentes e amigos fazerem o mesmo.
2
Prevenção de Acidentes na Infância
Prevenção de Acidentes na Infância
3
O afogamento acontece de forma rápida e silenciosa: • Ao deixar a criança na banheira para pegar uma toalha: cerca de 10 segundos são suficientes para que a criança afunde. • Ao atender ao telefone: apenas 2 minutos são suficientes para que uma criança coberta pela água na banheira perca a consciência. • Sair para atender a porta da frente: uma criança afundada na banheira ou na piscina entre 4 a 6 minutos pode ficar com danos permanentes no cérebro. • Um adulto deve sempre supervisionar as crianças e os adolescentes, onde houver água, mesmo que saibam nadar ou que os lugares sejam considerados rasos. • Alarmes e capas de piscina garantem mais proteção, mas não eliminam o risco de acidentes. Esses recursos devem ser usados em conjunto com as cercas e a constante supervisão dos adultos. • A criança deve usar sempre um colete salva-vidas quando estiver em embarcações, próximas a rios, represas, mares, lagos e piscinas, e praticando esportes aquáticos. • Crianças devem aprender a nadar com instrutores qualificados ou em escolas de natação especializadas. Se os pais ou responsáveis não sabem nadar, devem aprender também.
Ensine a criança a:
AFOGAmENtO
Para uma criança que está começando a andar, por exemplo, três dedos de água representam um grande risco.