Prevenção de drogas
3 Definindo os referenciais teóricos e os objetivos do projeto de prevenção do uso de drogas da escola
Essa atividade colaborativa refere-se ao conteúdo do módulo 3. Nessa atividade, vocês deverão elaborar um texto de até três páginas contendo o referencial teórico, os objetivos e os sujeitos do projeto de prevenção. Agora, para facilitar a realização dessa atividade, leiam as orientações que se desdobram em três tópicos: referencial teórico, objetivos do projeto de prevenção e sujeitos envolvidos no mesmo.
3.1 Referencial teórico do projeto
Este é um momento importante na construção do projeto de prevenção, cujas orientações são apresentadas para a realização da terceira atividade coletiva. Todo projeto de intervenção deve conter referenciais conceituais e teóricos que sustentem a proposta. Os referenciais teóricos representam uma espécie de “lente” através da qual compreenderemos e analisaremos a temática da prevenção do uso de drogas e da postura com a qual nos propomos abordar os diversos aspectos das políticas públicas envolvidas. Nesta fase de elaboração do projeto, após o grupo já ter conhecimento da realidade de sua escola, é hora de retomar o referencial teórico trazido pelo curso e depois formular os objetivos que direcionarão suas atividades. Para tanto, vocês deverão reler os textos do livro didático e da biblioteca virtual. Poderão, ainda, aprofundar a fundamentação teórica do projeto pela consulta a outras fontes de pesquisa que julgarem interessantes e que complementam o conteúdo do curso.
IMPORTANTE
Fiquem atentos para a opção teórica adotada pelo curso e façam articulações com propostas que estejam alinhadas à Política Nacional sobre Drogas, da SENAD, e à Política de Promoção de Saúde e da Educação Integral, encaminhada pelo Ministério da Educação (MEC) que foram apresentadas neste curso para orientar e fundamentar suas ações preventivas. A seguir, retomamos alguns aspectos do referencial