Prevenção as drogas
CURSISTAS PARTICIPANTE:
ANA PAULA TEODORO ALMEIDA
TUTOR (A): SÔNIA MARIA DOS SANTOS
ATIVIDADE COLABORATIVA DE APRENDIZAGEM 2
LINHARES-ES
2012
Panorama do uso de drogas no contexto escolar
Não há informações quantitativas sobre o consumo de drogas em nossa comunidade escolar, entretanto, estima-se que alunos consomem e até mesmo vendem drogas. As mais comuns são as bebidas alcoólicas, o tabaco e misturas de bebidas alcoólicas com energéticos, consumidas de forma experimental, recreativas e, em muitos casos, de uso frequente. Além disso, há informações, por meio de comentários e/ou confissões dos alunos e outros professores, de consumo de crack, maconha e cocaína.
Os problemas relacionados às drogas são muitos. Recentemente, iniciou-se uma guerra entre dois bairros, Juparanã e Shell, determinando-se ‘toque de recolher’, gerando medo na população, especialmente para os que necessitavam exercer o direito de ir e vir ao ter de passar entre esses dois bairros, inclusive para ir frequentar a escola no período noturno. Em consequência, constata-se conflitos familiares, evasão escolar. Isto é fato, pois uma aluna de 5ª série, do vespertino, disse não ter assiduidade escolar, pois está ameaçada de morte, outros alunos mudaram até de cidade.
Todos esses casos assustam a sociedade e interferem no cotidiano da escola, que se vê obrigada a liberar alunos mais cedo, por causa do “toque de recolher”. A comunidade, com medo de falar algo e sofrer consequências, fica em silêncio. Melhor é tentar viver em harmonia do que sofrer represálias.
Como prevenção, a escola procura conscientizar os alunos. São realizadas palestras e fixação de cartazes informativos. Também é notável que a maioria dos professores coopere com a prevenção, à medida que se preocupam em não consumir bebidas alcoólicas e tabaco em presença de alunos, para não