Filosofia
Mulheres, homens e nossas diferenças...
Apesar das variações individuais entre homem e mulher, o cérebro masculino é cerca de 9% maior do que o feminino. Vocês sabiam? No entanto, a conexão entre os hemisférios cerebrais direito e esquerdo é proporcionalmente mais desenvolvida nas mulheres. Os neurônios das mulheres parecem formar maior número de conexões (sinapses), essenciais do ponto de vista funcional.
Os homens demonstram mais habilidade na realização de tarefas restritas a um único hemisfério cerebral, como interpretar mapas geográficos, encontrar saídas em labirintos, lidar com máquinas, ao passo que as mulheres levam vantagem em atividades que se beneficiam das conexões entre os dois lados do cérebro, tais como: interpretação de emoções alheias, sensibilidade social, fluência verbal. Enquanto as áreas cerebrais controladoras da linguagem masculina estão limitadas ao hemisfério cerebral esquerdo, a mulher utiliza os dois hemisférios ao falar. Graças a essa versatilidade, as meninas começam a falar mais cedo e se saem melhor nas atividades escolares que privilegiam a linguagem. Dentro dessa perspectiva, as mulheres falam bem mais que os homens.
Muitos me perguntam no consultório: “E diferenças sexuais existem?”. Sim, inúmeras. Tais diferenças entre homens e mulheres variam nas diferentes culturas. O começo da vida sexual é uma delas. Algumas pesquisas mostram que, apesar da idade da primeira relação sexual ser próxima em ambos os sexos, as mulheres optam por perder a virgindade geralmente com namorados ou noivos, enquanto os homens iniciaram, em sua maioria, sua vida sexual em relações de amizade ou com pessoas recém-conhecidas; isso variando, também, conforme a cultura de cada sociedade. Tanto as diferenças sexuais, quanto questões relativas ao tema SEXO apresentam variação conforme culturas e gêneros diversos. Pois, somos todos quase que educados erradamente a respeito da nossa sexualidade. Temos uma má educação