Transformações da matéria
Qualquer transformação sofrida pela matéria é considerada fenômeno (ocorrência que pode ser descrita cientificamente), ou ainda qualquer acontecimento na natureza que podem ser classificados em:
• FENÔMENOS FÍSICOS;
• FENÔMENOS QUÍMICOS.
1. FENÔMENOS FÍSICOS
São aqueles que não alteram a natureza da matéria, isto é, a sua composição. Ou ainda:
FENÔMENO FÍSICO: é toda e qualquer transformação sofrida por um material sem que haja alteração de sua constituição íntima, sendo possível a sua recuperação por métodos elementares.
Ex.: Mudanças de estado físico da matéria (estado de agregação); dissolução do açúcar em água; cortar uma árvore; acender uma lâmpada; uma fruta caindo da árvore, etc.
2. FENÔMENOS QUÍMICOS
São aqueles que alteram a composição da matéria, ou seja, a sua composição. Ou ainda:
FENÔMENO QUÍMICO: é toda e qualquer transformação sofrida por um material de modo que haja alteração de sua constituição íntima, não sendo possível a sua recuperação por métodos elementares.
Ex.: Queima do álcool ou da gasolina, riscar um palito de fósforo (reações de combustão); formação da ferrugem (reações de oxidação); digestão dos alimentos, etc.
Quando ocorre um fenômeno químico, uma ou mais substâncias se transformam e dão origem a novas substâncias. Então, dizemos que ocorreu uma REAÇÃO QUÍMICA.
VISUALIZAÇÃO DE UM FENÔMENO QUÍMICO OU REAÇÃO QUÍMICA
Uma maneira bem simples de reconhecermos a ocorrência de um fenômeno químico é a observação visual de alterações que ocorrem no sistema. A formação de uma nova substância está associada a:
1. Mudança de cor. Exemplos: queima de papel; cândida ou água sanitária em tecido colorido; queima de fogos de artifício.
2. Liberação de um gás (efervescência). Exemplos: antiácido estomacal em água; bicarbonato de sódio (fermento de bolo) em vinagre.
3. Formação de um sólido (formação de precipitado). Ao misturar dois sistemas líquidos ou um sistema líquido e um gás, poderá ocorrer a