transformaçoes das materias
INTRODUCAO
Todas as substâncias possuem um conjunto de propriedades físicas e químicas únicas que nos permite reconhecer e distinguir uma substância das outras. Elas podem sofrer transformações físicas e químicas e saber diferenciá-las através de mudanças nas propriedades macroscópicas.
Dizemos ser uma transformação física todo processo em que à modificação do estado inicial de um sistema ocorre sem a formação de novos materiais, mas sim com alterações em algumas propriedades do material, já a transformação química é caracterizada quando, no processo de modificação do estado inicial do sistema, ocorre a formação de pelo menos um novo tipo de material.
OBJETIVO
Observar os fenômenos químicos e físicos, e diferenciar experimentalmente um fenômeno químico e físico.
REVISÃO LITERÁRIA
As mudanças sofridas pelas substancias podem ser divididas em duas categorias: as físicas e as químicas. As mudanças físicas alteram algumas propriedades da substancia sem, no entanto modifica-la de uma forma mais profunda. Já as alterações químicas (reações químicas) são tamanhas que forçam a concluir que houve de fato uma modificação da substancia.
MATERIAIS E REAGENTES
Ácido Clorídrico
Bastão de vidro
Becker
Bico de Bursen
Cápsula de porcelana
Erlenmeyer
Naftalina
Palito de Madeira
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Experimento I – Levou-se um palito de madeira ao Bico de Bunsen, em pouco segundos ocorreu uma modificação no palito, passado de madeira para cinza.
Experimento II - Colocaram-se duas bolas de naftalina em um erlenmayer que em seguida foi tampado com um vidro de relógio e então levado ao Bico de Bunsen, em seguida o sólido transformou-se em líquido, após alguns segundos formaram-se alguns cristais na parede do recipiente.
Experimento III – Colocaram-se algumas aparas de magnésio em uma cápsula de porcelana. Sobre essas aparas despejou-se Ácido Clorídrico.
Experimento IV – Adicionou-se