Prevenção de combate a incendio
de
Acidentes de Trabalho e Primeiro Socorros
Belém- 2012
Sistema Integrado de Educação Básica e Profissional do Pará
Profº: Ivan Novaes
Aluna: Jessyca Fernanda
Sala: 06 n
Belém- 2012 Objetivo
Ter conhecimento de quais são os tipos de traumas que se ocorre na maioria dos acidentes, quais são as suas causas e consequências e como podemos preveni-los.
Belém- 2012
Trauma de torácico
O trauma torácico faz parte de uma alarmante estatística que representa a terceira causa de morte nos países industrializados, participa também de boa parte dos acidentes de trabalho, pois, nos acidentes de trânsito são onde mais se destacam traumas torácicos.
O paciente com traumatismo de tórax deve ser considerado prioridade devido a sua gravidade. Uma vez que órgãos vitais (o coração e o pulmão) podem ser atingidos e suas funções podem ser prejudicadas.
Nos acidentes 20 a 30% dos óbitos por traumas torácicos podem ser evitados. Na tentativa de se reduzir o número de mortes, os países desenvolvidos têm instituído sistemas de atendimento ao traumatizado. A avaliação primária e o restabelecimento das funções vitais são as principais maneiras de se evitar esses óbitos, mas, esse atendimento deve ser feito por pessoas habilitada e treinada, pois, um atendimento precipitado pode levar o acidentado à morte. Os trabalhadores que mais sofrem estes tipos de acidentes são motoristas em geral, motociclistas, e trabalhadores de industrias. A melhor forma de evitar esses traumas é com a prevenção.
Belém- 2012
Amputação Traumática
A Amputação Traumática é a retirada acidental de parte do corpo. Este tipo de Amputação é comum em acidentes de fábricas, fazendas e acidentes de viação, deles são várias as complicações decorrentes: choque,