Realismo e naturalismo
“A obra conta a história de Bentinho, um homem que sofre devido ao grande ciúme que sente por sua esposa, Capitu. Esse ciúme faz com que Bentinho acredite que Capitu o traiu com seu amigo, Escobar. Durante a obra, Bentinho nos coloca diante de situações para que ele prove que Capitu realmente o traiu, porém, essas situações e cenas são muito tendenciosas, pois o narrador é levado principalmente pelo ciúme. É dividida em três partes: na primeira parte temos a infância e uma parte da adolescência de Bentinho. Na segunda, mostra o seminário e o ciúme que Bentinho sente por Capitu. E a terceira parte mostra a relação de Bentinho e Capitu e a morte de Ezequiel. Nos últimos capítulos, há uma explicação que fecha a obra como um círculo.”
Essa obra de Machado de Assis é a que representa melhor o realismo, pois possui quase todas as características do movimento.
Problemas sociais Negação da felicidade
Despertar de conflitos existenciais Pessimismo
Análise psicológica Valores da sociedade
Adultério Ironia
Machado se interessa por entender os comportamentos interiores humanos, não se prende as suas ações.
Em Dom Casmurro, o narrador quer provar a culpa da esposa através da natureza subjetiva. Então, o adultério assume o objetivo de: Satirizar relações sociais e culturais e desnudar as aparências da sociedade burguesa, e também desmistificar o amor romântico.
Os personagens realistas apresentam mais defeitos do que qualidades, destacando a ambição, vaidade, traição e interesses financeiros.
Naturalismo – Aluísio de Azevedo
“O Cortiço conta principalmente duas histórias: a de João Romão e Miranda, dois comerciantes, o primeiro o avarento dono do cortiço, que vive com uma escrava ao qual ele mente liberdade. Com o tempo sua inveja de Miranda, menos rico mas mais fino, com um casamento de fachada, leva-o a querer se casar com sua filha (e tornar-se Barão no futuro, tal qual Miranda se torna no meio da história). Isto faz com que ele se