pressões anormais
São chamados de pressões anormais aqueles ambientes com a pressão acima ou abaixo do normal. Entende-se por pressão normal a pressão atmosférica a que normalmente estão expostos os trabalhadores fora do ambiente de trabalho.
Existem dois tipos de pressões anormais causadas pela variação da pressão atmosférica:
Pressões hiperbáricas: quando o homem está sujeito a pressões maiores que a pressão atmosférica, como por exemplo, em mergulhos e o uso do ar comprimido, enfim, quanto mais fundo.
Pressões hipobáricas: quando o homem está sujeito a pressões menores que a pressão atmosférica, como por exemplo, topo de algum arranha-céu, pilotos e comissários de bordo, enfim, quanto mais alto.
ANEXO Nº 6 da NR 15
Trabalho sob condições hiperbáricas
1. TRABALHOS SOB AR COMPRIMIDO
(Alterado pela Portaria SSMT nº 05, de 09 de fevereiro de 1983
1.1 Trabalhos sob ar comprimido são os efetuados em ambientes onde o trabalhador é obrigado a suportar pressões maiores que a atmosférica e onde se exige cuidadosa descompressão, de acordo com as tabelas anexas.
1.2 Para fins de aplicação deste item, define-se:
a) Câmara de Trabalho - É o espaço ou compartimento sob ar comprimido, no interior da qual o trabalho está sendo realizado;
b) Câmara de Recompressão - É uma câmara que, independentemente da câmara de trabalho, é usada para tratamento de indivíduos que adquirem doença descompressiva ou embolia e é diretamente supervisionada por médico qualificado;
c) Campânula - É uma câmara através da qual o trabalhador passa do ar livre para a câmara de trabalho do tubulão e vice-versa.
15.5 É facultado às empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requererem ao Ministério do Trabalho, através das DRTs, a realização de perícia em estabelecimento ou setor deste, com o objetivo de caracterizar e classificar ou determinar atividade insalubre.
Efeitos da pressão atmosférica no organismo
Como o corpo é constituído de muitas cavidades pneumáticas e o