Doenças relacionadas às pressões anormais no ambiente de trabalho (Hipobárico e Hiperbárico)

3372 palavras 14 páginas
Doenças relacionadas às pressões anormais no ambiente de trabalho
(Hipobárico e Hiperbárico)

Rio de Janeiro, 3 de julho de 2013.
Sumário

1) Introdução
As mudanças econômicas, políticas, sociais e culturais, que ocorreram no mundo desde o século XIX e que se intensificaram no século passado, produziram alterações significativas para a vida em sociedade.
Ao mesmo tempo, tem-se a criação de tecnologias cada vez mais precisas e sofisticadas em todas as atividades humanas e o aumento dos desafios e dos impasses colocados ao viver. A saúde, sendo uma esfera da vida de homens e mulheres em toda sua diversidade e singularidade, não permaneceu fora do desenrolar das mudanças da sociedade nesse período. O processo de transformação da sociedade é também o processo de transformação da saúde e dos problemas sanitários.
Além disso, a análise do processo saúde-adoecimento evidenciou que a saúde é resultado dos modos de organização da produção, do trabalho e da sociedade em determinado contexto histórico e o aparato biomédico não consegue modificar os condicionantes nem determinantes mais amplos desse processo, operando um modelo de atenção e cuidado marcado, na maior parte das vezes, pela centralidade dos sintomas.
Dessa forma, a promoção de saúde supõe uma concepção que não restrinja a saúde à ausência de doença, mas que seja capaz de atuar sobre seus determinantes. Incidindo sobre as condições de vida da população, extrapola a prestação de serviços clínico-assistenciais, supondo ações intersetoriais que envolvam a educação, o saneamento básico, a habitação, a renda, o trabalho, a alimentação, o meio ambiente, o acesso a bens e serviços essenciais, o lazer, entre outros determinantes sociais da saúde. (Ministério da Saúde, 2001)
Neste contexto, este trabalho propõe a aplicação do modelo prevencionista publicado por Leavell e

Relacionados

  • Atividade de Mergulho,Câmaras,Tubulões, Minas Profundas e Ambientes Hipobáricos
    5272 palavras | 22 páginas
  • Doenças Ocupacionais
    4721 palavras | 19 páginas
  • Segurança construção civil
    27661 palavras | 111 páginas