PRESSÃO HIPERBÁRICA
A pressão atmosférica está ligada á força da gravidade terrestre. Quanto mais perto do centro da terra estivermos maior será a força da gravidade exercida sobre nós.
A pressão hiperbárica é considerada uma pressão anormal e por isso também é classificada como “risco físico”. PRESSÃO HIPERBÁRICA
Ocorre quando o homem está sujeito a pressões maiores do que a pressão atmosférica. Estas situações ocorrem quando a pessoa está abaixo do nível da terra, como em mergulhos, por exemplo. Nesse caso, quanto maior a profundidade maior será a pressão exercida sobre a pessoa.
Insalubridade: Vale lembrar que o trabalho sob condições hiperbáricas dá direito ao trabalhador de receber adicional de insalubridade conforme NR 15 anexo 6.
Aposentadoria especial: O trabalho em condições hiperbáricas confere ao trabalhador o direito á aposentadoria especial após 25 anos de trabalho dedicados á atividade.
DESCIDA – SUBIDA
O trabalho sob condições hiperbáricas expõe o trabalho a período de compressão (descida imergir) e descompressão (subida-emergir).
O anexo 6 da NR 15 estabelece critérios para o planejamento das compressões e descompressões, o limite superior de pressão, que é de 3,4 kg/cm², o período máximo de trabalho para cada faixa de pressão conforme iremos mostrar no quadro abaixo.
O anexo 6 também fornece tabelas para descompressão para vários períodos de trabalho levando em consideração a pressão exercida.
DOENÇA DESCOMPRESSIVA
Ocorre quando o mergulhador excede o limite de tempo ou de profundidade ou os dois ao mesmo tempo. Durante o mergulho o aumento da pressão faz com que o nitrogênio contido no ar respirado (ar mandado mecanicamente) se dissolva nos tecidos do corpo. A quantidade absolvida pelo corpo depende (como já disse) do tempo e da profundidade do mergulho.
Assim como o ar que respiramos (ar atmosférico), o ar nos cilindros de mergulho é uma mistura de dois gases O² (oxigênio) e N² (nitrogênio). A grande questão é que o