Medicina Hiperbàrica - Indicaçoes
A Medicina Hiperbárica trata dos aspectos médicos-fisiológicos nas exposições do organismo às pressões atmosféricas superiores à ambiente. Oxigenoterapia Hiperbárica (OHB) é um método terapêutico em que o paciente é submetido a uma pressão 2 a 3 vezes maior que a pressão atmosférica, respirando oxigênio 100%. Esse ambiente pressurizado é chamado de Câmara Hiperbárica.
Existem dois tipos de câmaras hiperbárica, a Câmara Monopaciente ou Monoplace, e a Câmara
Multipaciente ou Multiplace.
* Câmara Monopaciente ou Monoplace: comporta apenas um paciente. A pressurização da câmara é feita com oxigênio puro, não necessitando o uso de máscaras. Nesse tipo de Câmara Hiperbárica é possível conectar um ventilador hiperbárico ao paciente em tratamento, sendo possível monitorizar pacientes em estado grave.
* Câmara Multipaciente ou Multiplace: comporta até doze pacientes. A pressurização da câmara é feita com ar comprimido, sendo necessário o uso de máscaras para inalar o oxigênio puro.
A Oxigenoterapia Hiperbárica tem eficácia comprovada no tratamento, principal ou coadjuvante, de um grande número de patologias agudas ou crônicas, de natureza isquêmica, traumática, infecciosa ou inflamatória, geralmente graves e refratárias aos tratamentos convencionais.
Diversos estudos concluíram que o custo do tratamento, quando se utiliza a oxigenoterapia hiperbárica é, a médio e longo prazo, mais barato que o custo do tratamento convencional, empregado repetidas vezes. Isto se deve pela diminuição do tempo de internação e do uso de antibióticos, e propicia uma abordagem menos agressiva nas intervenções cirúrgicas. Também observamos a redução do custo emocional para o paciente, seus familiares e amigos, impossível de ser medido, diante das graves doenças cuja cura é acelerada quando se emprega esta terapia.
A medicina baseada em evidências consolidou no mundo todo um conjunto de 16 patologias onde a Oxigenoterapia Hiperbárica é benéfica