CAMARAS HIPERBARICAS NO MUNDO
Iriano da Silva Alves, MD, Ms.
1 – Introdução
Há um grande desconhecimento da Medicina Hiperbárica no Brasil, e mesmo no mundo. Mesmo entre os médicos hiperbáricos e em documentos específicos, temos notícias de números de câmaras tão discrepantes como 1600 a 8000 nos EUA e 800 câmaras na Europa, mas não encontramos em nenhum site ou publicações com informações confiáveis. Existem sites das diversas sociedades, mas que só relacionam os sócios e não o total de câmaras, o que de modo nenhum reflete a realidade. Em pesquisas na Internet, encontramos alguns sites de localização de câmaras hiperbáricas que relacionam 4 câmaras no Brasil, quando na realidade existem de cerca de 90 serviços.
A Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica (SBMH) tem relacionadas cerca de 85 serviços, e estima cerca de 5 não relacionados (5,8%), mas mesmo a Undersea and Hyperbaric Medical Society (UHMS) dos EUA relaciona 896 serviços, mas estima que existam cerca de 300 não filiados (33,5%) .
2 – Metodologia Optamos pela procura de endereços eletrônicos (e-mail) de Sociedades Médicas Hiperbáricas e serviços médicos hiperbáricos na América Latina e nos principais países do mundo, tanto na língua inglesa como traduzindo do português e do Inglês para a língua local, o que proporcionou o achado de diversos sites que não aparecem quando procuramos somente na língua inglesa. Isto foi realizado acessando tanto pelo Google como pelo Altavista e Facebook. Acessamos ainda o site da UHMS e enviamos mensagens para todos os países que têm médicos filiados. A seguir enviamos mais de 100 e-mails tanto diretamente para os contatos das sociedades como para diretores das diversas clínicas. Infelizmente, recebemos poucas respostas, apesar das inúmeras repetições de contato. Não foi levada em conta a diferença de lugares entre multi e monoplace, o que prejudica a avaliação da relação de habitantes por câmara, mas dá uma ideia da