estudante
Relevo da Argentina
Clima da Argentina
Hidrografia da Argentina
Vegetação da Argentina
Agropecuária da Argentina
A Argentina é um país sul-americano, atualmente figura como uma economia emergente. Dentre os setores da economia que compõe o PIB da nação, está à agropecuária, que responde por aproximadamente 7%. No território argentino habitam cerca de 39 milhões de pessoas, desse total, 10% trabalha no setor agropecuário.
A estrutura fundiária argentina acompanha a mesma realidade dos países latinos, isto é, uma profunda concentração de terras nas mãos de uma minoria da população. Os produtos oriundos da agropecuária respondem por cerca de 50% de tudo que é exportado, isso mostra a importância do setor para a economia. Dentre os produtos mais exportados estão o trigo, o milho e a carne.
Ao longo do território argentino existem duas zonas agropecuárias de grande relevância: a região pampeana e a extrapampeana. Na região pampeana são encontradas extensas terras de grande fertilidade, a área abrange cidades como Buenos Aires, Santa Fé, Rosário e Baía Blanca.
Essa região se destaca principalmente na produção de trigo e milho. Na pecuária, as principais criações são de gado e ovinos. A grande produção se deve, especialmente, pela característica topográfica plana, que favorece a mecanização plena e eleva a produtividade da agricultura e da pecuária. A região pampeana responde por 50% dos produtos oriundos da agricultura; 66%, do gado e 50%, do ovino.
Além dos produtos agropecuários citados, a Argentina produz também algodão, cana-de-açúcar, vinha e oliveira, frutas, uva e erva-mate. .
Indústria na Argentina
As principais indústrias são: alimentícia, química e petroquímica, veículos motorizados, bens de consumo duráveis, têxtil, metalúrgica e aço. Nos anos 90, alguns segmentos industriais, a exemplo de automóveis, cimento, agroquímicos, siderúrgicos, pneus e têxteis, mostraram