Liberdade de expressão
Durante a Ditadura Militar no brasil, a censura política impediu a liberdade de expressão e, por esse motivo, os artistas de diversas áreas - literatura, música, pintura - usaram a sua criatividade na criação de obras que possuíssem caráter apelativo. Como na música "Cálice", composta por Chico Buarque e Gilberto Gil, em que se diz "Mesmo calada a boca, resta o peito, silêncio na cidade não se escuta"
Hoje há um abuso excessivo de opiniões livres de censura, como foi no caso do comentário da jornalista do SBT Rachel Scheherazade que defendeu a ação dos "justiceiros". Esse grupo de pessoas chamadas de "justiceiros" agrediram e acorrentaram um jovem despido a um poste sobre o pressuposto de que ele havia cometido um assalto. Comentários desse tipo são ofensivos, visto que não respeitam os direitos humanos e, no caso do jovem acorrentado, ele não teve o direito da dúvida, ou seja, de ser apontado como culpado apenas se possuir provas que confirmam isso.
Mesmo que a liberdade de expressão seja um direito universal cabe a nós usufruí-la de modo racional, sem desvalorizar e ofender o próximo para garantir a convivência pacífica e hormônica na