Pressao Hiperbarica 2
TÉCNICO SEGURANÇA DO TRABALHO
humberto Magalhães Mello
PRESSÃO HIPERBÁRICA
TIMÓTEO/MG
2015
1.0 INTRODUÇÃO
A pressão hiperbárica é considerada uma pressão anormal e por isso também é classificada como “risco físico”.
A pressão atmosférica está ligada à força da gravidade terrestre. Quanto mais perto do centro da terra estivermos maior será a força da gravidade exercida sobre nós. O presente trabalho se constitui em um estudo bibliográfico sobre o efeito da pressão hiperbárica nos tipos de mergulho, com um enfoque nas medidas de prevenção e controle, enfatizando a segurança do mergulhador.
2.0 – DESENVOLVIMENTO
2.1 – Conceito e Aplicabilidade:
Ocorre quando o homem está sujeito a pressões maiores do que a pressão atmosférica. Estas situações ocorrem quando a pessoa está abaixo do nível da terra, como em mergulhos, por exemplo. Nesse caso, quanto maior a profundidade maior será a pressão exercida sobre a pessoa. Vale lembrar que o trabalho sob condições hiperbáricas dá direito ao trabalhador de receber adicional de insalubridade conforme NR 15 anexo 6. Estão submetidos às pressões hiperbáricas trabalhadores de Indústria e construção civil; Indústria Naval, Plataformas Petrolíferas, Inspeções e Trabalhos em Barragens.
2.2 – Câmaras Hiperbáricas
Câmaras hiperbáricas são vasos de pressão (equipamentos) muito especiais, que possuem em seu interior um ambiente controlado, principalmente com relação à temperatura, umidade e pressão. Considerado um tipo específico de sistema de vida, pode abrigar mergulhadores por até 28 dias (8 h fora e 16 h dentro da câmara). Os ambientes pressurizados das câmaras hiperbáricas equivalem às profundidades reais de trabalho, quando nos referimos não só a pressão, mas aos seus efeitos físicos e fisiológicos sobre o mergulhador.
Sendo desenvolvidas, inicialmente, para o tratamento de doenças