Pressão hidrostatica
FISICA GERAL E EXPERIMENTAL III
UBERABA MG
2012
UNIVERSIDADE DE UBERABA
5114457 WESLLEY SOUZA NASCIMENTO
RELATORIO III – PRESSÃO DE UM SOLIDO E DE UMA COLUNA DE LIQUIDO
Trabalho apresentado ao componente curricular Física geral e experimental III do curso de Engenharia Química da Universidade de Uberaba.
Orientador: André Luiz Alves Da Silva
UBERABA MG
2012
Introdução
Pressão
Pressão é um dos conceitos mais importantes para desenvolver o estudo da hidrostática. Para entender o que é pressão, tomemos como exemplo uma caixa de peso igual a 20N sobre uma mesa de área de 5m2. Essa caixa, como sabemos, exerce uma determinada força sobre a mesa, e às vezes há necessidade de saber qual a força que cada área está suportando. Para isso fazemos a razão entre a força que o bloco exerce sobre a mesa e a área da mesa que está suportando o mesmo.
20N/ 5m2 = 4N/m2
Isso quer dizer que cada m2 da mesa está sendo comprimido com uma força de 4N. Pressão é isso, a razão da força pela área, e pode ser enunciada da seguinte forma:
Se uma força F comprime uma superfície, estando distribuída sobre uma área A, a pressão p, exercida pela força sobre essa superfície, é, por definição:
Pressão é uma grandeza escalar e a sua unidade no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o Pa, em homenagem a Blaise Pascal. A unidade de força é o newton (N) e a unidade de área é o m2, ambas no SI. A razão entre força e área resulta em N/m2.
1 N/m2 = 1 pascal = 1Pa
Pressão exercida por uma coluna líquida em equilíbrio
Pressão hidrostática (Ph)
Para entendermos um pouco sobre a pressão hidrostática, vamos pensar em um recipiente cilíndrico, que possui uma área com uma base A, considerando que esse recipiente possua um líquido homogêneo, com uma densidade representada por (μ) em equilíbrio. Vejamos:
Com relação à força que foi exercida pelo líquido encima da base do