hidrostática pressão
A energia, hoje é cara. Todo mundo que não tem gato e paga conta de luz, sabe. Sobretudo quem mora na região sudeste, que paga uma alta taxa de luz. Mas de um modo geral, nós pagamos caro pela energia que consumimos. A conta de luz aqui no Brasil já é a sexta mais cara entre os principais países do mundo. E o preço ainda tende a aumentar!
Segundo um estudo da Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), que comparou as tarifas médias de energia praticadas em 19 países a partir de dados da Eurostat, mostrou que, em centavos de dólares por quilowatt/hora, a conta de energia aqui emterris Brasilis , incluindo os impostos, é mais cara do que no Chile, Holanda, Portugal, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos e Argentina, entre outras nações.
De acordo com a Abradee, cerca de 45% do valor que nós pagamos na fatura de energia são impostos e encargos. Isso porque o Brasil tem a terceira maior carga tributária do mundo sobre a energia elétrica!
É uma merda, né? Isso é um fator que atrasa muito o nosso país. Não é só no seu bolso que isso estoura, mas no fim das contas, acaba sendo… Por exemplo, a energia alta tira a competitividade da indústria. Já viu empresário entubar prejú? Claro que quando o “sapato aperta”, ele aumenta o preço. Entre 2001 e 2010, enquanto os preços industriais (IPA-Indústria Geral) cresceram 119%, a tarifa de energia para a indústria cresceu vergonhosos 190%! É uma excrescência! A tarifa brasileira é três vezes superior à cobrada na França e no Canadá, e o dobro das tarifas da Alemanha, Coréia do Sul e Estados Unidos. Dentre os BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) o Brasil tem a maior tarifa de energia. Agora para pensar no quanto de água e usinas tem aqui e a vergonha dos dirigentes desse país aumenta exponencialmente!
Falando em energia cara, eu vi uma notícia interessante que tem tudo a ver com este assunto. Trata-se da notícia espetacular (absurdamente mal divulgada, talvez por