Pti micro e macroeconomia
A definição da palavra economia surgiu na Grécia, a partir da junção de duas palavras: oikos= casa, fortuna e riqueza; e nomos= lei, regra, administração, que juntas significam administrar a casa/riqueza. A economia moderna pode ser dividida em alguns blocos, entre eles está a teoria econômica, que por sua vez divide-se em: Microeconomia e Macroeconomia.
A microeconomia (ou teoria dos preços) limita-se ao comportamento das empresas, famílias, indivíduos. Lida com a oferta de um determinado bem ou serviço em relação às preferências dos consumidores (demanda). Estuda os seus consumidores de modo à bem atendê-los e satisfazê-los com seus bens e serviços. A microeconomia divide-se em:
Teoria do Consumidor: Estuda a preferência do consumidor analisando seu comportamento, suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. Teoria de Empresa: Estuda a reunião do capital e do trabalho de uma empresa a fim de produzir produtos conforme a demanda e a oferta dos consumidores dispostos a consumi-los.
Teoria da Produção: Estuda o processo de transformação da matéria-prima adquirida pela empresa em produtos específicos para a venda no mercado. A teoria da produção se refere os serviços como transportes, atividades financeiras, comércio e outros.
A Macroeconomia estuda o funcionamento da economia de um país de uma forma abrangente. Estuda o nível geral de preços, emprego e desemprego, renda, produto nacional, investimentos, políticas fiscais, taxa de câmbio, taxa de juros, inflação, poupança e consumo, balanço de pagamento,estoque de moeda, políticas monetárias, cambiais e outros.
Entre esses fatores, os mais importantes são: Inflação, taxa de juros e taxa de câmbio.
A inflação significa o efeito de inflar ou inchar. É a desvalorização da moeda e o aumento continuado e