ovinos
É um animal de enorme importância econômica como fonte de carne, laticínios, lã e couro. Criado em cativeiro em todos os continentes, a ovelha foi domesticada na idade do bronze a partir do Urial (Ovis orientalis), que vive atualmente nas montanhas da Turquia e Iraque, ou de outras espécies da caprinos da região.
As ovelhas são, quase sempre, criadas em rebanhos. O manejo requer cuidados, seja pelo fato de se tratar de um rebanho grande, ou por serem animais sensíveis. Nas regiões mais frias, como no sul do Brasil, o cuidado com as crias recém-nascidas deve ser intenso, já que a época de partos coincide com os meses de inverno, quando se tratar de raças que possuem sazonalidade reprodutiva.
Além do frio, os criadores devem atentar para raposas, lobos e outros predadores, que cercam as fêmeas e roubam-lhes os filhotes. A lã, retirada no início do verão, importante fonte de renda para o criador, torna a crescer, garantindo ao animal a sua própria defesa ao frio.
A fêmea é sensível e dócil apesar de não ter qualquer mecanismo de defesa contra predadores, torna-se bastante protetora se tiver crias ao seu cargo.
O carneiro macho, possui ASTES que lhe permitem investir contra o que se entende ser uma ameaça.
Contenção física refere-se a práticas para deixar indivíduo inofensivo, restringir movimentos ou mantê-los em cativeiros A contenção física entre caprinos::
Os pés e os membros podem ser agarrados com facilidade.
Caprinos adultos podem ser colocados em decúbito lateral para exames especiais .
Ponto de atenção
Algumas categorias, como as fêmeas gestantes, exigem maior cautela de quem irá realizar a contenção. Em primeiro lugar, é muito importante que o manejo dessas fêmeas seja feito sempre de forma tranquila e com o mínimo possível de estresse, evitando traumas e pancadas, pois