relatorio pressão hidrostatica
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA - CEQ
PRESSÃO HIDROSTÁTICA
Relatório apresentado à disciplina de
Física II (Experimental), do curso de Engenharia
Química do Unileste.
Alunos: Bianca Giseli dos Santos Apolinário, Mayara Manuel Matias, Ludmilla Costa, Gabriel Castro e Jonatan Reis
Professor: André
CORONEL FABRICIANO – MG
JUNHO DE 2015
1. OBJETIVO
Conhecer e operar com um manômetro de tubo aberto, usando a água como líquido manométrico.
Utilizar e reconhecer o conhecimento de que a "pressão manométrica indicada num ponto situado a uma profundidade h, de um líquido em equilíbrio, é igual ao produto do peso específico pela profundidade do ponto".
2. FUNDAMENTO TEÓRICO
Na Física estudamos um ramo bastante interessante: a Hidrostática, responsável por estudar as propriedades que estão ligadas aos fluidos (lembrando que um fluido pode ser um gás ou um líquido), que, por sua vez, estão sujeitos à ação da força da gravidade. É interessante ressaltar que um fluido é uma substância que pode escoar, ou seja, ele não apresenta forma própria e assume sempre a forma de qualquer recipiente no qual se encontra inserido.
Alguns fluidos representam um papel fundamental em nosso cotidiano. Alguns deles, vitais, circulam em nosso corpo. Nos automóveis, há fluidos nos pneus, no tanque do combustível, nos sistemas de freios e de direção, no sistema de ar-condicionado, etc.
De acordo com a figura abaixo, podemos ver que quando um líquido contido em um recipiente aberto está em repouso, um ponto localizado em seu interior é pressionado pela coluna líquida acima dele, que também é pressionado pela atmosfera. Levando isso em consideração, vamos calcular, ou melhor, determinar, a pressão total p no ponto P, situado a uma profundidade h, em um líquido em equilíbrio.
Como mencionamos anteriormente, o ponto P está sendo pressionado tanto pela coluna líquida acima dele quanto pela atmosfera. Dessa forma, podemos determinar a pressão