Empuxo
O Princípio de Arquimedes pode ser enunciado como:
"Todo corpo mergulhado num fluido em repouso sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo."
Foi enunciado pela primeira vez pelo sábio grego Arquimedes e resultou no conceito de impulsão ou empuxo que é a força hidrostática resultante exercida por um fluido (líquido ou gás) em condições hidrostáticas sobre um corpo que nele esteja imerso. A impulsão existe graças à diferença de pressão hidrostática do corpo, visto que esta é proporcional à massa específica do líquido (ou densidade), à aceleração da gravidade, e à altura de profundidade.
Titulo da atividade: Empuxo
Objetivo da atividade: Determinar a densidade da água.
Material utilizado:
Paquímetro;
Dinamômetro;
Becker;
Cilindro;
Fundamentação Teórica: Dinamómetro: Um dinamómetro é um instrumento usado para a medição de forças mecânicas. (figura 1)
Existem diversos tipos de dinamómetros, dos quais se destacam pela sua importância e aplicação: dinamómetro de Bekk, dinamómetro de mola e o dinamómetro hidráulico.
O dinamómetro de Bekk consiste num aparelho utilizado para a determinação da resistência dinâmica do papel, isto é, a resistência que o papel opõe à rotura por efeito de pancadas ou golpes.
No dinamómetro de mola (também designado por balança de mola), uma forma simples de dinamómetro, uma força é medida pelo alongamento produzido numa mola elástica helicoidal. Esta mola encontra-se unida a um cursor que indica, sobre uma escala graduada, o alongamento provocado pela força, o qual é diretamente proporcional à força desde que a mola não se encontre demasiadamente esticada.
Este dispositivo é por vezes usado para medir o peso de um corpo.
PAQUÍMETRO:
O Paquímetro (figura 2) é o resultado da associação de: uma escala, como padrão de comprimento; dois bicos de medição, como meios de transporte do mensurando, sendo um ligado à escala e