Pressupostos teóricos metodológicos
Num contexto educativo, priorizar a brincadeira significa preparação para o espaço adequado, isto é, o espaço explorável. Alimentar o jogo simbólico, a função simbólica em todas as suas manifestações, desde brincar com a linguagem, com a fantasia e apropriação da imagem exterior.
Nossa Proposta Pedagógica está dirigida para contribuir, promover e ampliar a construção do exercício da cidadania, identidade e autonomia nas crianças de 0 a 6 anos. Porém, respeitando as especificidades dessa criança enquanto sujeito singular e suas concepções de mundo.
Nessa concepção de mundo, a sociedade, de uma maneira geral, está cercada de signos escritos, que trazem especial contribuição para a seleção de experiências mais significativas de aprendizagem.
Faz-se necessário para decifrar esses signos escritos, estar apto a compreender o sentido e significado dos usos da leitura e escrita no cotidiano. Atualmente, ser um indivíduo alfabetizado já não é suficiente é necessário interagir no mundo, ser letrado, estar capacitado para usar a leitura e a escrita, à medida que nos envolvemos com as informações e conhecimentos adquiridos nessa sociedade. Assim, a aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos mais importantes para que as crianças ampliem seus conhecimentos e participem das diversas práticas sociais que a atualidade exige.
A criança hoje vive num mundo letrado e desde pequena elas estão em contato com a escrita, seja em outdors, livro de histórias, jornais, etc, e nesse processo o letramento está associado a construção do discurso oral e escrito mesmo em crianças de Educação Infantil que ainda não sabem ler e escrever. Nessa perspectiva, o RECNEI (p.121) descreve o letramento infantil da seguinte forma:
(...) o processo de letramento (...) principalmente nos meios urbanos, a grande parte das crianças, desde pequenas, estão em contato com a linguagem escrita por meio de diferentes portadores de texto, como: livros,