Pressupostos Donald Super
Artigo
Pressupostos teóricos de Super: Datados ou aplicáveis à Psicologia Vocacional contemporânea?
Marina Cardoso de Oliveira1
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Paranaíba- MS, Brasil
Lucy Leal Melo-Silva
Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto-SP, Brasil
Marília Ferreira Dela Coleta
Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia-MG, Brasil
Resumo
A Psicologia Vocacional desenvolveu-se com a contribuição de muitos pesquisadores, sendo Donald Super uma de suas maiores referências. Há consenso sobre a relevância de suas contribuições, porém, há também questionamentos sobre a aplicabilidade da sua teoria na atualidade. Este estudo objetiva descrever os principais pressupostos da teoria de Super, por meio dos modelos do Arco-Íris da Vida e Carreira e do Arco Normando, a fim de refletir sobre a aplicabilidade de seus conceitos para a Psicologia Vocacional contemporânea. Observa-se que os seus pressupostos continuam relevantes para a atuação do orientador profissional, como também servem de base para a consolidação de novos paradigmas da Psicologia Vocacional. Mais pesquisas precisam, no entanto, ser conduzidas buscando ampliar as evidências da sua aplicabilidade.
Palavras-chave: espaço de vida e de carreira, arco-íris de carreira, arco normando, adaptabilidade de carreira, maturidade para a carreira.
Abstract: Super’s theoretical assumptions: outdated or applicable in today’s Vocational Psychology?
Vocational Psychology was developed with contributions from many researchers, among which Donald Super is a reference. Researchers agree on the relevance of his contributions, but there are also queries about current applicability of his theory. This study aims to describe the main assumptions of Super’s theory through the Life
Career Rainbow model and the Archway model, in order to reflect on the applicability of his concepts in today’s
Vocational Psychology. It is observed