globalização
Anthony Giddens
Uma recensão crítica
Universidade Fernando Pessoa
Ponte de Lima, 2013
Índice
Introdução……………………………………………………………….………………3 I – A globalização ………………………………………………………..……….…….4 II – A democracia ………………………………………………….…….…………….. 7
Conclusão ………………….……………………………………..…………………... 10 Bibliografia ……………….……………………………………………………………11
Introdução
A escolha deste autor prendeu-se com a curiosidade de ler alguma coisa de um que não tinha ainda lido e que é reconhecidamente um dos intelectuais dos nossos tempos.
Optei por dois capítulos deste livro, pelo interesse que os títulos me despertaram, porque são, de fato, palavras que acompanham o nosso quotidiano, mas que muitas vezes nos esquecemos de pensar sobre elas. Acredito que Giddens será uma boa ajuda nesta vontade de as pensar.
Tenho também uma paixão por política de uma forma geral, sendo que, a forma como nela nos situamos e participamos, tem, ou deveria ter, a ver com a capacidade de estudar a sociedade e os conceitos que a atravessam.
Espero neste trabalho corresponder ao que me é pedido, conseguindo transmitir aquilo que li e o que percepcionei.
I - A globalização
O autor refere que vivemos num mundo de transformações que afetam quase todos os aspetos da nossa vida. No fundo, ele entende estas transformações como algo não entendível pela sociedade no presente.
Cita Karl Marx, quando este refere que temos de compreender a história para, depois, sermos capazes de a fazer. Entende Giddens que Marx teve uma vasta influência ao longo do séc. XX, sendo aceites algumas bases deste por alguns dos seus opositores. Mesmo estes consideravam que caminhávamos para uma sociedade demasiado estável, em que seríamos peças de uma engrenagem que ia fazendo esta sociedade, assim definida, funcionar.
Mas,