Paquimetro
Paquímetro ou craveira, é um instrumento utilizado para medir a distância entre dois lados sim são decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua.
Os paquímetros são feitos de plástico, com haste metálica, ou inteiramente de aço inoxidável. As suas graduações são calibradas a 20 °C.
O paquímetro possui normalmente uma graduação em centímetros e outra em polegadas para que possamos realizar as medições. O cursor móvel tem uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier. A escala é chamada de nônio ou vernier em homenagem aos seus criadores: o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier. O vernier (nônio) possui uma escala com n divisões para X mm da escala fixa.
Elementos do Paquimetro
Em um paquímetro temos:
1: Orelha fixa
2: Orelha móvel
3: Nônio ou vernier *(polegada)
4: Parafuso e trava
5: Cursor
6: Escala fixa
7: Bico fixo
8: Encosto fixo
9: Encosto móvel
10: Bico móvel
11: Nônio ou vernier (milímetro)
12: Impulsor
13: E scala fixa de milímetros
14: Haste de profundidade
Tipos de Paquimetro
Paquímetro universal
É o paquímetro mais utilizado. Serve para realizar medições internas, externas, de profundidade e de ressaltos. Paquímetro universal com relógio
Possui um relógio acoplado ao cursor que facilita a leitura, agilizando a medição. Paquímetro com bico móvel (basculante)
É muito empregado para medir peças cônicas ou peças com rebaixos de diâmetros diferentes. Paquímetro de profundidade
Serve para medir a profundidade de furos não vazados, rasgos, rebaixos, entre outros. Esse paquímetro pode apresentar haste simples ou com gancho. Paquímetro duplo
Serve para medir dentes de engrenagens. Paquímetro digital
Utilizado para leitura rápida, livre de erro de paralaxe e ideal para controle estatístico.